Tipo: Extensão

Integrantes: João Paulo Cunha de Menezes (docente coordenador);

Descrição: Cada vez mais, conhecimentos advindos das descobertas científicas se tornam essenciais a todos os cidadãos que estão imersos num contexto científico. Portanto, cresce, continuadamente, a necessidade de adaptar esses conhecimentos, que normalmente estão em linguagem complexa e não compreensível aos cidadãos comuns, à uma linguagem acessível. Uma das temáticas que atualmente enfrenta esse fenômeno é a Neurociência. Sabe-se que conhecimentos relacionados às neurociências são atrativos ao público geral. No entanto, ainda existem muitas barreiras que atrasam o progresso desse novo campo científico. A disseminação de mitos que obscurecem o progresso da neurociência cognitiva em diversas áreas relevantes para a educação tem sido um dos principais problemas. Neste contexto, a realidade virtual (RV) se configura como um recurso/estratégia metodológica capaz de potencializar informações para divulgação científica das neurociências. O uso da RV como instrumento de divulgação permite ao docente ir além das ferramentas tradicionais, fortalecendo os efeitos de uma intervenção e maximizando sua eficiência. Desta forma, a presente proposta foi concebida com os seguintes objetivos: i) Aproximar os estudantes ao contexto científico da neurociência por meio da realidade virtual, e ii) Desmistificar neuromitos consolidados pelos estudantes.

Venha conhecer outros projetos do NECBio clicando aqui.

Também venha conhecer nossa equipe de docentes! Clique aqui.