Tipo: Extensão

 

Integrantes: Ana Júlia Pedreira e Cristiane Rodrigues Menezes Russo (docentes coordenadoras); alunos do curso de Licenciatura;

 

Descrição: No Distrito Federal as classes hospitalares são espaços destinados a atividades pedagógicas para as crianças em tratamento de saúde. Esta atividade tem como objetivo investigar os aspectos relacionados com o ensino nas classes hospitalares do Hospital Universitário de Brasília - HUB, visando conhecer como funciona a classe hospitalar para então propor e avaliar metodologias para o ensino de ciências. Para isso foram desenvolvidas atividades pedagógicas expositivas de cunho lúdico utilizando materiais didáticos do Laboratório de Ensino de ciências (LEC) do Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB). Tal pesquisa foi realizada em dois momentos: o primeiro dedicado a construção do perfil da Classe Hospitalar do HUB, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários, registro de imagens e levantamentos de dados bibliográficos; o segundo destinado as atividades educacionais propostas a partir do perfil identificado das crianças das classes hospitalares do HUB, levando-se em consideração os aspectos pedagógicos inerentes ao ensino de ciências em ambientes não formais de ensino. Para a análise dos dados obtidos nesta atividade teremos um enfoque de caráter qualitativo, baseado nas interpretações das anotações de campo e registros das atividades pedagógicas executadas, bem como as socializações destas crianças e adolescentes, visando dar continuidade ao processo de aprendizagem.

 

 

Link para página eletrônica ou redes sociais do projeto:

 

https://www.instagram.com/classe.hospitalar/

 

https://www.youtube.com/channel/UCPXER5uBKzi90_GdWM-GArg.

 

 

Venha conhecer outros projetos do NECBio clicando aqui.

 

Também venha conhecer nossa equipe de docentes! Clique aqui.