Tipo: Pesquisa

Integrantes: Cristiane Rodrigues Menezes Russo; Kelly Mota Lima; Thalita Quatrocchio Liporini;

Descrição: Tem-se como hipótese de pesquisa a concepção de que a Educação Ambiental (EA) não é desenvolvida em articulação com temas relacionados aos conteúdos escolares da disciplina de Ciências Naturais, não permitindo a formação de sujeitos ecológicos. Partindo disso, o projeto de pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: De qual forma pode-se fortalecer o ensino de EA na etapa da educação básica do Ensino Fundamental II (EFII) por meio do ensino de conteúdos sobre Ecologia e Zoologia de Primatas do Cerrado?

A fim de responder tal questionamento, este projeto tem como objetivos: 1. Desenvolver uma sequência didática (SD) por meio de planos de aula, abordando temas relacionados aos Primatas do Cerrado; 2. Elaborar e socializar materiais didático- pedagógico digitais voltados para o ensino de Ecologia e Zoologia de Primatas do Cerrado; tais como jogos digitais, vídeo-aulas, apostilas digitais que abordem temas relacionados aos Primatas do Cerrado; 3. Construir um ambiente virtual para a inserção e socialização dos materiais pedagógicos produzidos e; 4. Divulgar, socializar e disponibilizar o ambiente virtual para a comunidade escolar.

Para tanto, serão utilizadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para desenvolvimento da SD, bem como sua socialização. Essas ferramentas também serão utilizadas na elaboração dos materiais- pedagógicos e na viabilização e construção de um ambiente virtual para inserção do projeto. Compreende-se que é uma possibilidade de abordar conteúdos de forma ativa, fluida e efetiva, auxiliando professores e estudantes em tempos de isolamento social. Além disso, o projeto contribui no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma visão pedagógica significativa, podendo contribuir para preservação dos primatas e atuar na formação de sujeitos ecológicos.

Venha conhecer outros projetos do NECBio clicando aqui.

Também venha conhecer nossa equipe de docentes! Clique aqui.